[Ajuda/Problema] Falta de pressão no pedal travão e ABS

Resolução de problemas do seu Ford e alguns truques e dicas de manutenção

Moderador: Lyp

Caloiro
Registado: 08 dez 2017 22:52

[Ajuda/Problema] Falta de pressão no pedal travão e ABS

Mensagempor meandmyself » 08 dez 2017 23:58

Boas, tenho um focus sw tdci 110cvs de 2005 , procurei na pesquisa por tópicos/assuntos realacionados com meu problema e como não encontrei nenhum decidi criar este e passo a relatar o meu problema que aconteceu hoje:

Dia de Chuva, pavimento molhado e por norma, tenho sempre cuidado com piso molhado, tanto que raramente sinto o ABS a funcionar, contudo hoje em pavimento irregular - paralelo - após uma travagem um pouco mais puxada e o ABS ter funcionado perfeitamente, sinto o carro a fugir ligeiramente, o pedal vibra e ele reage bem e pára, contudo na travagem seguinte o pedal do travão ficou com uma sensibilidade muito diferente, esponjoso, ou seja ao pressionar o travão, o veiculo nao actua conforme normal, nem ativa de imediato o sistema de travagem, mas sim.. deixa ir o curso do pedal bem mais a fundo do que o normal... do genero como se ficassemos sem travões, acabando por reduzir... mas muito, muito mais lento que assusta.. ( literalmente ). aumentando substancialmente a distancia de travagem!
Assustei-me como disse e exprimentei várias vezes o travão durante a viagem para verificar se voltava à normalidade, contudo, o tacto e sensibilidade do curso do travão estava exatamente após aquela experiencia anterior, ou seja com um curso muito maior do que o normal, nao obedecendo nem a rapidez nem a pressao exercida no pedal.. indo o pedal bem ao fundo sem obedecer no imediato..

Parei o carro, desliguei e fui inspeccionar liquido dos travões ( tudo OK! ), Calços e discos com muito piso para gastar.. alias calços foram substituídos à cerca de +/- 10 mil kms nas 4 rodas ( frente e trás ) e sem problemas até aos dias de hoje....

Ligo o carro novamente e o pedal volta a normalidade, quer à pressão/reacção na travagem , quer na distancia de travagem, muito rápido! ... volto a exprimentar no paralelo para ativar mais facilmente o ABS e acontece exatamente o mesmo, devido a força do pedal e perda de aderencia o carro ativa ABS e para repentinamente, contudo nas seguintes travagens o curso do pedal fica novamente muito esponjoso e progressivo e com curso maior, como consequencia perde efeciencia quer na distancia e reaçao de travagem, fica como se ficasse sem travões !

(espero ter sido explicito suficiente e que tenham entendido... )

alguém poderá ajudar-me a dissipar o problema ou as causas?? Agradeço.
Mg Metro 1300cc / Ford Fiesta 1.25 Ghia / Fiat Palio TD70 / Ford Focus SW TDCI 1.6 1stEdition

Lenda
Registado: 09 jul 2006 17:10

Re: [Ajuda/Problema] Falta de pressão no pedal travão e ABS

Mensagempor tddif2000 » 09 dez 2017 14:55

Se ao desligar e voltar a ligar resolve não é avaria mecânica, pode ser algum sensor de pressão do ABS como pode ser a bomba dos travões. O melhor é fazer diagnóstico.

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
Ford Focus SW 1.5 TDCI 120cv

Caloiro

Mensagempor meandmyself » 10 dez 2017 19:31

Boas, Obrigado tddif2000 pela resposta, infelizmente nao tive grande oportunidade para andar muito com a carrinha, pois está péssimo tempo ( tempestade Ana a caminho.. ) até porque passei o fim semana fora e optei por andar noutro carro quase o fim semana todo, porém este domingo assim que cheguei a casa, andei na Focus e o problema parece-me ter desaparecido, se bem que parece-me que a sensibilidade do pedal está diferente... ou talvez sensação errada de minha parte devido ao susto que apanhei..
A Focus é basicamente carro de garagem e só ando com ela basicamente em viagens mais longas e com a familia, pois passa-se até quase 2 semanas sem pegar nela... como vem o natal etc e tal.. vou tentar andar mais um pouco com ela e analisar novamente o problema... se houver alguma alteração informo. abraço
Mg Metro 1300cc / Ford Fiesta 1.25 Ghia / Fiat Palio TD70 / Ford Focus SW TDCI 1.6 1stEdition

Caloiro

Mensagempor meandmyself » 07 nov 2018 23:29

Boas, bem nem sei que diga... voltou a chuva, mais uma travagem mais brusca e ABS a funcionar na 1ª vez.... e depois disso... o problema apareceu novamente... a pressão do pedal fica totalmente diferente com um curso quase até ao fim e sem obedecer correctamente na função de travagem.
na altura em dezembro passado, levei-o à Norauto e não viram nada de especial, até porque o carro sempre que lá fui a reacção do sistema travagem foi sempre normal o que me deixou com cara de parvo perante os mecanicos e deixei-me andar até acontecer novamente neste fim semana... e o problema persiste! grrrrrr >:( >:( ??? ??? :-[ :-[

Lenda
Registado: 09 jul 2006 17:10

Mensagempor tddif2000 » 09 nov 2018 13:01

E andou bem o ano todo?

Enviado do meu Aquaris E6 através do Tapatalk
Ford Focus SW 1.5 TDCI 120cv

Caloiro

Mensagempor meandmyself » 04 ago 2019 18:50

Boas amigos, desculpem a demora na resposta, mas já consegui encontrar a solução para o meu problema!
sim tddif2000 de uma forma geral a carrinha andava, dado que como indiquei é um carro que utilizo basicamente aos fins semana, e nem sempre, e como tal e só durante o inverno é que notava esse problema, pois de verão temos piso seco e não forma de o abs entrar em funcionamento tantas vezes, como de inverno!

como vos tinha dito, tinha voltado a acontecer a falta de travões e toda aquela sensação de falta de pressão no pedal, após uma viagem à neve, onde encontrei pavimento bastante escorregadio etc..
levei o carro à MCoutinho (Maia), onde me foi sangrado os travões e me foi dito que provavelmente seria a bomba de travões. Substitui a bomba + novo sangramento e o pedal, apesar de estar melhor, quer no curso, quer sensibilidade ( ainda algo esponjoso nas travagens puxadas), quando o abs entrava em acção ( e era aqui que o problema persistia), após essa travagem, o pedal ficou novamente esponjoso e o curso novamente a ir muito a baixo, e o recuo demasiado lento, se bem que já um pouco melhor! Disse ao mecanico que parecia melhor, mas não a 100%, diria que uns 60/70% de eficacia, mas ele insistia que estava melhor e que o problema era dali e que não se comparava com a forma como o pedal veio na altura da entrada para a oficina etc...

efectivamente estava algo melhor, mais reactivo, rápido a subir após as travagens, porém e sempre que o abs entrasse, esse recuo já não era tão rapido, quase como que o problema persistisse, mas de uma forma melhorada, mas nunca a 100%! talvez 70% e não iria trazer a carrinha assim!

Pedi para falar com chefe da oficina, e expliquei-lhe que efetivamente concordo que a carrinha está melhor, mas não me dava 100% confiança nas travagens, em especial, com o abs a não funcionar a 100%! fomos dar uma volta e realmente comprova-se que está melhor, mas não a 100%!

Neste ponto, foi-me falado da possibilidade de ter o Modulo de Abs avariado ( o Modulo Abs, segundo me explicaram, genericamente é uma caixa com eletrovalvulas que quando é solicitado o seu funcionamento, ele envia/recebe impulsos eletricos que faz abrir/fechar umas especie de portas, para que seja enviado mais ou menos oleo para a roda para que possa travar, mais ou menos, este modulo recebe informação dum sensor de abs que está colocado relativamente perto da roda, que faz a leitura se a roda está a patinar/perder aderencia ou não , +/- isto..) e que o seu custo era elevadíssimo, e estariamos a falar de cerca de 2000 euros de arranjo! >:D :'( :o :o :o

Fiquei parvo com o valor duma "simples" peça, tendo em conta que a carrinha já tem cerca de 13 anos na altura, e que o valor comercial da mesma rondava os 5000 euros, não iria estar a investir numa só peça e com o respectivo arranjo que quase atingia metade do valor da carrinha, que preferia andar com ela durante o verão e trocar por um carro mais recente... contudo e como ja tinha andado a pesquisar na internet, vi a possibilidade de substituir o modulo, por um usado na esperança que conseguisse solucionar o problema. vi o olx, ebay e etc, aí o google ajuda e muito! Pedi a referencia da peça na ford, solicitei que tirassem o Modulo para ver que peça estavamos a falar e ver a referencia exata, e encontro no ebay um Modulo do Abs (Novo) no Reino Unido com a mesma referencia, pois entre carro/carrinha, diesel/gasolina, anos de fabrico, há diferenças, por cerca de 800/900 euros! bem aí o meu sentimento de esperança aumentou drasticamente e vi luz o fundo do tunel. :)

Igualmente encontrei uma empresa em portugal, "A Technic Zentrum que oferece um stock repleto de produtos de mais variadas marcas e modelos, que inclui Quadrantes, Centralinas de ABS, Centralinas de Motor, Módulos ABS, sensores entre muitos outros produtos relacionados com eletrónica" a sul de Espinho mais propriamente em Rio Meão.
Entro em contacto com eles via email e por telefone, explico-lhes o problema e dizem-me que não têm de momento nenhum modulo para venda com a mesma referencia, mas que haveria a possibilidade de reparar o meu, dando garantia da reparação. No proprio dia levei lá o meu Modulo, expliquei-lhes que tinha urgencia, pois tinha a carrinha à 1 semana na oficina e queria solucionar rapidamente. Após avaliação, foi-me indicado que mediante as avarias reportadas verificou-se a necessidade da reconstrução do bloco hidráulico , tendo como valor de reparação 350 € + IVA com dois anos de garantia, na qual aceitei.

Em 2 dias fui levantar o Modulo, procedi a instalação na Mcoutinho, tendo sangrado pela 3ª vez o sistema, para não haver dúvidas que estaria tudo a 100% e...VOILÁ ! problema resolvido, mesmo com travagens puxadas, mesmo com o ABS a funcionar a 100%, mesmo depois de várias travagens para que o ABS entrasse em funcionamento seguidas, seguidas... e tudo 100% operacional!

ou seja, muito provavelmente a minha bomba travagem até estaria boa, contudo o problema era do Modulo, decidi manter a bomba nova para que o sistema esteja impecavel em termos de funcionamento e também de forma de agradecimento ao mecanino e chefe da oficina da MCoutinho Maia, pela forma cordeal e tolerante e profissional com que lidaram com o problema.

Acabei por gastar cerca de 800 euros ( Arranjo do Modulo 430 euros + Bomba +/- 200 euros + sangramentos + mão de obra ), bem menos que os 2000 que teria desembolsar por uma peça nova!

isto aconteceu em novembro 2018.. hoje é agosto de 2019.. e para já tudo ok com a Focus!
espero ter ajudado com o meu extenso contributo e relato, pois talvez possa vir a ajudar um outro Foquista que se encontre com apuros deste genero !

abraços e beijinhos!

Voltar para Problemas, truques e dicas de manutenção

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes